#02 intenção
Meio que a minha vida é o meu maior projeto.
Intenção. Esta palavra faz muito parte da minha atuação profissional como estrategista de marcas. Mas a verdade é que ela guia a minha vida de forma integral. Desde 2018 eu determino e escrevo a minha intenção para o ano. Essa frase, simples o suficiente para ser lembrada e direta o bastante para me ajudar a tomar decisões, é o meu farol para os próximos 12 meses.
Além disso, também defino algumas ações que podem me ajudar a colocar essa intenção em prática ao longo do tempo, focando em áreas de atenção diferentes ou complementares por mês e por trimestre. São elas que fazem a tal da frase ganhar vida. As ativações do posicionamento aloka. As ações. Nos momentos caóticos, desafiadores, tristes, frustrantes (que não são poucos), isso ajuda demais a fazer escolhas, mesmo que pequenas, ainda naquela direção.
Em 2024 a minha intenção foi "work to live, not to survive."
Que aponta para a priorização do meu bem estar e de um senso de produtividade saudável todos os dias.
Apesar de ter sido setada como intenção de 2024, essa ideia me inspira há mais de uma década pelo menos, desde que fui arrebatada por essa frase de Angelou.
“My mission in life is not merely to survive, but to thrive; and to do so with some passion, some compassion, some humor, and some style.”
Maya Angelou
Já comecei no 06 de janeiro com uma oficina de velas aromáticas da Âmago, uma marca da rede Jardim Secreto, da minha querida amiga, artista e realizadora Claudia Kievel.
Em fevereiro comecei um curso de cerâmica, na escola Olive. The hype is real, guys. Foram as manhãs de sábado mais divertidas e meditativas. O fazer manual é impressionante.
Em março curti muito a visita da minha mãe e de uma forma geral, estabeleci novas conexões com a minha família.
Fui ao RS pela primeira vez pra visitar uma grande amiga e participei do evento de comemoração de 8 anos da Morama Branding.
Fiz muitos calls com uma mini querida de (agora) 1 ano. A minha sobrinha soteropolitana, Ana Liz.
Visitei o Inhotim pela primeira vez. E fui de ônibus porque, sim, eu adoro viajar de ônibus e de trem.
Mas também gosto de avião e realizei o meu maior sonho de adolescente: visitar NY. Aqui é um post à parte.
Usei todos os dias de férias que tinha.
Fiz uma mentoria de liderança em branding com o Renato Winnig, uma das maiores referências no Brasil.
E uma sessão transformadora com a Jess Sandin, que foi minha mentora em 2022 e continua me inspirando com a sua visão, trajetória e energia. Inclusive, foi ela quem me indicou uma das leituras de não ficção que mais me impactaram este ano, “Irmãs do Inhame” de bell hooks.
Comecei a fazer aula de business english para me sentir mais segura para conduzir apresentações e, no final, as aulas se tornaram um espaço de troca incrível sobre vida, trabalho, ambições e sonhos.
Estou aprendendo a nadar.
Tenho andado mais de 7mil passos quase todos os dias.
Construí uma rotina de exercício que funciona pra mim. O shape não vem, mas as endorfinas estão garantidas.
Comprei uma bike e estou vendo a cidade de outros ângulos, em outro ritmo.
Encontrei um novo analista.
Priorizei encontrar os meus amigos e passar um tempo de qualidade e muita presença. Rolou aquele café, o almoço, o pedal, o passeio no museu, o outro almoço, o parque, a festa de aniversário, o show, o jantar, o chá de fraldas, a viagem, o cinema, a ligação longa, o drink, os reels, muitos reels, memes e figurinhas, graças a Deus.
Essa lista já está longa demais… Em suma, exercitei ser intencional sobre onde, quando e o quanto colocar da minha energia. Sobre quando expandir e recolher.As angústias de Ivan Ilitch me deixaram vigilante. No balanço, não atingi alguns objetivos profissionais, mas ainda assim esse foi um dos meus anos de maior sucesso. O meu KPI era o meu nível de satisfação em trabalhar para viver e eu vivi.


Animada com as possibilidades e escolhas do ano que está por vir. O futuro logo mais “amanhece, o que não é pouco*”.Até a próxima. :))
Nil*De um post do Ariel Gajardo





Amei amei! Principalmente que eu fiz parte de um almoço intencionalmente gostoso e maravilhoso!